Cartucho "TABAJARA" para Atari 5200

(ou: O inicio do Tabajara 5200 Multicart)


 Atualização: 11/janeiro/2011

Bem, como toda historia, essa tem um inicio.

Quinta feira tive o prazer de receber um escrav...eh...estagiario para "dividir a carga do piano" comigo la na empresa. Seu nome é Thiago, e é uma pessoa muito atenciosa e interessada. Pra variar, eu cheguei atrasado, quase na hora do almoço, entao batemos um papo, definimos algumas tarefas, e fomos almoçar juntos.

Antes do almoço eu fui fazer um deposito de um Amiga 600 que eu tinha comprado (e eu que prometi que nao comprava brinquedos até janeiro...) e estavamos conversando sobre micros e videogames antigos, coisa que - se nao deu pra voce perceber até agora - eu gosto muito. De repente, Thiago me vira e fala:

- "Eu tenho um Atari grandao la em casa, diferente desses que foram vendidos aqui no Brasil!"

Imediatamente, vem um ponto de interrogação a minha cabeça. Obvio que perguntei detalhes, modelo, etc. Ele nao lembrava de muita coisa. So sabia que era ENORME e que tinha uns controles diferentes, inclusive com um lugar atras pra guardar os controles. Eu nunca tinha visto um de perto, mas sabia que so podia se tratar do Atari 5200.

- "Amanha eu trago ele de presente pra voce!" disse o Thiago. "Ta bom, obrigado", eu respondi agradecido, mas incredulo. Ninguem em sua sã consciencia daria um videogame RARISSIMO assim pra alguem, na boa, por nada, a toa.

Pois bem, passamos o dia "preparando" as suas atividades, e la fui eu pra casa. Encucado com a historia do Atari, mas desesperançoso. Afinal...Nunca tinha sequer visto um 5200 pra vender, e eu ia ganhar de presente assim, do nada???

Bem, pra fazer curta uma longa historia, no dia seguinte chego na empresa e la está em cima da minha mesa, um Atari 5200 impecavelmente conservado, com dois cartuchos e o Switchbox (que é especifico dele e mais raro ainda). Eu fiquei sem palavras por uns 30 segundos, admirando a beleza dessa obra de arte da Atari. Thiago, mais uma vez, OBRIGADO! :oD

Olha que lindo!

Peguei até o televisor emprestado da vizinha, para poder brincar um bocado :o) Depois eu coloco saida RGB e video composto nele, pra usar nos meus outros monitores. Reparem como o bicho é GRANDE!

Pois bem, quando o Thiago me deu o videogame, eu aproveitei a hora do almoço pra pesquisar sobre ele na internet - e descobri que voce consegue razoaveis emuladores, e todas (!) as ROMs dele, que sao meras 80 e poucas, entre outras informações, como esquemas, etc.

Quem me conhece ha tempos, sabe o fascinio e a devoção que tenho por tudo que tenha a marca ATARI.

Como tinha todas as ROMs a mao, e ele só tinha dois cartuchos pra me dar - Pac Man e Realsports Football - eu pensei "bem, eu tenho que dar alguns toques de logica digital pro Thiago. Porque nao usar o proprio videogame para introduzi-lo ao endereçamento de microprocessadores, compartilhamento de barramento, buffers/latches, contenção de barramento, microcontroladores, raciocinio-de-projetista-de-equipo-microcontrolado e outras questoes?

Resumo da opera: Vamos montar um multicart! Com microprocessador para chaveamento dos bancos!!!

Hoje eu tenho muito trabalho a fazer. Nao posso perder mais tempo fazendo uma pagina muito detalhada. Mas vamos dar uma olhada no que eu ja fiz - um cartucho "loader" para eu poder testar as ROMs que eu tenho aqui, e coloco as fotos da construção do cartucho aqui. Conforme eu for desenvolvendo o trabalho com o Thiago, eu vou detalhando o que fizemos e colocando aqui na pagina.

Primeiro, o cartucho por dentro:

 

Placa do cartucho, vista "discostas"

Esse cartucho tem espaço pra 2 ROMs de 8K. Um detalhe interessante: Nao tem /CS e /OE nessas ROMs, mas apenas /CS!!! Isso faz com que sua pinagem seja completamente diferente do que voce pode imaginar. Obvio, só fui descobrir isso la no meio do trabalho.

Observe nessa foto um detalhe interessante:

Veja que todos os pinos do cartucho iam para "ilhas" conectadas a terra. Assim uma maquina de testes eletricos de placas poderia testar todas as placas automaticamente durante a producao e, apos testadas, sao feitos furos em cima de onde estavam essas ilhas, isolando as trilhas do terra. Observem que ideia genial, como praticamente tudo que a Atari fez!!!

Como eu nao tenho um monte de cartuchos para testes, eu decidi que vou manter essa placa para realizar meus testes, substituindo apenas uma "expansao" conectada a ela, entao eu fiz dessa forma:

Notem que o soquete foi colocado POR TRAS da placa. Já explico por que

Placa que vai entrar POR TRAS da placa do cartucho, com o espaço para a EPROM de 28 pinos (64K) e o 74LS08

A placa "montada" por tras do cartucho

Como a conexao é feita entre as duas placas

E porque esse trabalho doido?

Porque esta placa é pra um jogo de 16K com 2 ROMs de 8K, ou seja, eu nao posso colocar diretamente uma 27C256 ou 27C512 nesta placa, ela é para ROMs de 24 pinos, nao de 28!!! Ainda por cima, com a pinagem trocada!!! Entao achei melhor fazer dessa forma: Coloquei este soquete, e por cima dele (nao está nessa foto) coloquei OUTRO soquete, mas de 28 pinos, com 4 pinos cortados para que eu pudesse ligar outros sinais que nao estao disponiveis no soquete que coloquei na placa, mas fundamentais para o uso do videogame.

O despreparado sempre se ferra...

Estava eu alegremente levantando a pinagem do local das ROMs, ja que elas tem uma pinagem um pouco diferente das EPROMs normais, e percebi uma pequena coisa:

- EPA! CADE O PAD DE CONEXAO DA LINHA A13???????

Esse cartucho é meio biloló da ideia. Ele tem as linhas A0 a A13 para as ROMs, e a linha A14 é "simulada" pelas duas linhas de habilitação de ROM. Ou seja, elas ficam em paralelo, com apenas as linhas /y0 e /y1 sendo diferentes. Só que um pequeno detalhe: Em eletronica, tudo que é dourado, é ouro mesmo! Por mais fina que seja a camada de ouro. Mas é sempre ouro. E na epoca desse videogame, tudo pra eletronica era mais caro do que hoje em dia. Pra resumir uma longa historia: No conector da borda da placa desse cartucho que eu escolhi pra "testes", nao tinha o pino correspondente a linha A13. Xiii...

O pino A13 deveria ser o quinto de cima pra baixo...mas...nao tá la nao!!! :o(

Ai eu fiz o "hack" (eufemismo para "gambiarra") mais feio da minha vida:

(raspinha de placa de circuito impresso)

 

Hum...cabe direitinho no lugar!

 

Vamos proteger a area em volta...

 

...E tacar super-bonder no tracinho de cobre

 

Nao parece "de fabrica"??? :o)))

 

Nem parece que foi adaptado, pode falar :oD

 

E viva o super bonder, a ferramenta numero 1 do hacker! :oD

 

E no final ficou assim...feio pra caramba, mas pelo menos funciona. "Not fancy, but it works!"

 

Bem, vamos montar a placa, com a fiarada toda no lugar... (ô saco!)

 

Olha o resultado final como ficou!!! Note que eu usei dois pinos do soquete "extra" para levar os sinais de A13 e /Y1 para a placa "de expansao"

 

Hum...gambiarra da feia...será que vai funcionar?

 

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

FUNCIONOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Apos umas duas ou tres horas de trabalho, taí o resultado: Agora posso testar todas as ROMs que eu tenho, e montar o multicart.

Entenderam agora porque eu montei essa gambiarra toda com soquetes? Porque agora eu posso nao apenas usar meu emulador de eprom, para jogar o jogo original diretamente no videogame, como tambem posso retirar essa placa inteira fora, e colocar a placa do que virá a ser no futuro o Multicart 5200 Tabajara, com seu circuito completo.

Bem, por enquanto é só. Vou deixar voces com mais algumas fotos do "lindao", e assim que eu trabalhar mais no multicart, eu coloco mais fotos. No final, publico o circuito para que voce possa construir o seu multicart tambem!